quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Recorde de exportações.


O Brasil quebrou o recorde de transferências internacionais de jogadores de futebol. No ano de 2007 foram 1.086 transações com clubes do exterior. Nesse número estão incluídos os que já voltaram e os estrangeiros que atuavam no futebol brasileiro e também foram embora. O número de transferências nunca havia passado a casa dos mil. Em 2002, foram 665 jogadores que trocaram o Brasil por qualquer outro país do mundo. No ano seguinte, passou para 858, um a mais do que em 2004. Em 2005, foram 804, e em 2006, 851.

Segundo informações do jornal espanhol "AS", o futebol brasileiro movimenta mais dinheiro que a exportação de café ou o carnaval. Pelo visto, o nosso maior produto de exportação não é consumível, são pessoas, é o trabalho, o talento.

O que mais contribuiu para o aumento nas transferências intenacionais foi a entrada de países emergentes no mercado, como Russia, Ucrânia, Turquia, etc. O mais temerário nessa notícia é o fato de muitos atletas terem se transferido para países sem qualquer tradição, como Israel ou Trinidad & Tobago.

Isso me lembra o primeiro artigo que escrevi para o Blog do Torcedor:
http://extracampo.blogspot.com/2007/09/dlares-euros-e-petro-dlares.html

Nenhum comentário: