terça-feira, 15 de janeiro de 2008

As torcidas do Brasil.

Uma nova pesquisa realizada pelo Datafolha mostra quais são as maiores torcidas do Brasil. A pesquisa ouviu 11.786 brasileiros em 390 municípios do país. Mas, os números merecem uma interpretação.

Claro, o Flamengo segue em primeiro, o Corinthians em segundo e o São Paulo em terceiro. Os números desses clubes não mudaram em relação às pesquisas anteriores. O que podemos questionar aqui é: essas torcidas são as maiores porque são os clubes com mais jogos transmitidos na TV, ou os jogos desses clubes são mais transmitidos porque têm as maiores torcidas? É um ciclo vicioso.

O que me surpreendeu foi a pesquisa mostrar a torcida do Grêmio maior que a do Internacional, até onde eu sei, o resultado deveria ser inverso, mas a margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. E só esta margem já dificulta a pesquisa, pois os números variam muito pouco.

Outro fator deve ser analisado, a média de público nos jogos. O Santos, por exemplo, tem 2% dos torcedores nacionais e 5% na capital paulista. Mesmo assim, o clube teve uma das piores médias de público do Campeonato Brasileiro. Já o Sport, que possui apenas 1% na pesquisa, teve a 3ª maior média de público do campeonato nacional, e o Santa Cruz, com menos de 1%, rebaixado à série C, leva sempre multidões ao Arruda.

Os números:

Clube - %

Flamengo - 17
Corinthians - 12
São Paulo - 8
Palmeiras - 6
Vasco - 6
Grêmio - 4
Cruzeiro - 3
Internacional - 3
Santos - 2
Atlético - 2
Botafogo - 2
Fluminense - 1
Bahia - 1
Vitória - 1
Sport - 1
Santa Cruz - 0
Ceará - 0

Nenhum comentário: