sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Vai começar o Campeonato Pernambucano.

Sábado tem início o Campeonato Pernambucano de 2008. E as torcidas de Sport, Náutico e Santa Cruz parecem preocupadas com a formação dos seus times. E sem uma pré-temporada decente, parece que o campeonato começa cedo demais.

Os clubes vêm contratando o máximo possível, o Santa foi quem mais trabalhou, afinal, manteve poucos atletas do ano passado. Náutico e Sport mesclam uma base do Brasileirão com novas contratações e garotos promovidos dos juniores. Mas, claro que as torcidas não estão satisfeitas, todos gostariam de ver um time de série "A" já no estadual.

O torcedor precisa ter paciência, o mercado não está fácil, esta é a época em que todos os clubes se reforçam, assim, os pernambucanos têm que competir com os times do sul na contratação dos atletas. Por isso, a maioria dos especulados acaba não se transferindo para Pernambuco. Além disso, formar um time caro já em Janeiro não é boa ideia. As receitas do campeonato estadual não se comparam às do Brasileirão, assim, o time também deve ser proporcional.

Todos querem que o clube tenha planejamento e profissionalismo. Então, neste momento, não contratar pode ser o melhor dos planos. Claro, o clube precisa formar um grupo forte, afinal, querem conquistar o estadual, alimentado pela rivalidade local. Além disso, o grupo que disputará o campeonato nacional precisa se entrosar, e isso leva tempo.

Os estaduais são uma forma de pré-temporada, é tempo de formar um grupo, preparar os jovens e detectar as carências do elenco. Neste ponto, talvez só neste, o novo regulamento ajude os clubes. Sem clássicos no primeiro turno, os clubes poderão preparar-se melhor para o decorrer da competição. Mas, se enganam os que pensam que assim será mais fácil, os clubes do interior já treinam há muito mais tempo e causarão dificuldades aos grandes da capital.

O segundo turno do estadual promete ser emocionante, com muitos clássicos (assim espero) em poucos dias. Daqui pra lá os clubes já devem ter acertado a maioria das contratações para este ano, e assim, entrarão forte para a disputa do turno e do título estadual. Pelo visto, o estadual terá só um turno, o último, enquanto que as primeiras fases servirão mesmo como uma pré-temporada bem puxada.

Às torcidas eu peço calma e paciência, principalmente com os jovens da base que subiram ao grupo principal, estes precisam de mais apoio e menos cobrança. Não se preocupem, as contratações virão, no seu devido momento. E vencer o primeiro turno neste campeonato é lucro.

Nenhum comentário: