segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Pré-temporada / Risco de lesões.

O calendário do futebol brasileiro sofre de um problema sério, a falta de uma pré-temporada. Para a maioria dos clubes o tempo de preparação é muito curto, uma vez que os campeonatos estaduais começam já no mês de janeiro.

O ideal seria ter 30 dias de pré-temporada efetivamente, tempo necessário para uma melhor preparação física dos atletas. A crítica sobre o calendário ganha força na voz dos médicos, fisiologistas e preparadores físicos. A falta de tempo para uma preparação física adequada gera um alto risco de lesões aos atletas.

O médico do Sport, Stemberg Vasconcelos, em entrevista ao JC (6 de janeiro), concorda que os riscos aumentam com tão pouco tempo de preparação. "O espaço de dez dias seria apenas para uma adaptação ao trabalho, para os testes. Os riscos de lesões é certo com o esforço físico. Afinal, o time vai estrear em uma competição oficial com a obrigação de vencer". O médico ainda completa: "Uma pré-temporada é uma preparação para todo o ano. Dez dias não é uma pré-temporada".

Além de aumentar os riscos de lesões, a falta de tempo para preparação prejudica os clubes de diversas formas, desde a contratação de atletas para disputar os estaduais até o entrosamneto necessário para integrar as novas peças no grupo. Cabe às federações e aos clubes procurarem novas idéias para mudar este cenário.

Eu já havia comentado a falta de pré-temporada no Brasil, leia:
http://extracampo.blogspot.com/2007/08/pr-temporada.html

Nenhum comentário: