quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Futebol não tem idade.

É comum ouvir treinadores justificando a ausência de atletas por serem muito jovens. Também é comum a desconfiança dos torcedores quanto a esses garotos. Quando o atleta passa dos trinta e poucos anos o discurso se inverte, mas as críticas continuam em cima da idade do atleta. Mas, será que a idade é mesmotão importante?

A tendência do mercado europeu acaba influenciando o futebol brasileiro, jogadores saem muito jovens, e os mais velhos retornam para encerrar a carreira. Mas, por que os técnicos ainda evitam escalar os mais jovens? Por que dar mais valor aos jogadores experientes e deixar os garotos de fora? Saio em defesa dos mais jovens, para o bem dos clubes.

Ora, o jogador só se valoriza e só aparece para o mercado se estiver jogando. Se os clubes buscam tanto o lucro com a venda de atletas, não há porque mantê-los no banco. O mercado quer os jovens, estes são os mais cobiçados pelos clubes mais ricos, seja no Brasil ou na Europa. E a idade não é justificativa para impedir estes atletas de atuarem, ou de serem os titulares do time. Vejam alguns exemplos de jovens destaques:

Kaká e Breno no São Paulo, Anderson e Lucas no Grémio, Diego e Robinho no Santos, Alexandre Pato no Internacional, todos vendidos para a Europa, alguns por preços absurdos. E hoje, Tiago Luís, pretendido pelo Real Madrid, saiu da Copa SP de Juniores para o time titular do Santos, Hernanes, titular do campeão brasileiro, já é um dos melhores volantes do país.

Aplicando isso ao nosso estado, temos alguns bons exemplos: Thomas Anderson, do Santa Cruz é uma grande aposta do técnico Zé do Carmo, assim como foi Hugo (que disputa com o clube na justiça). No Sport a aposta é o meia Kássio, que até agora não conseguiu uma chance de mostrar seu talento. O Náutico é quem mais investe na base, recheando o time de jovens atletas, e alguns já despertaram o interesse de clubes europeus, como Reynaldo e Jhon, que fugiram do clube, mas que já estão voltando.

Depois de lembrar esses exemplos, vale a pena perguntar: Será que o jovem não merece ser titular? Os jovens precisam jogar, só assim vão evoluir, só assim poderão mostrar o talento e serem negociados. Sei que a decisão é do treinador e não do presidente. Primeiro temos que pensar no rendimento do time para depois pensar em negociações.

Mas, quem quer ganhar dinheiro com transferências precisa dar valor aos que se encaixam no perfil desejado. Os jogadores entre 17 e 20 anos são os "produtos" mais cobiçados pelos compradores, principalmente os europeus. Para ter retorno é preciso investir, e nesse caso, o investimento é a aposta nesses jovens como titular do time.

Nenhum comentário: