terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Quem vai apitar?

Depois de tantas polêmicas e muitas reclamações de dirigentes, as federações começam a tomar uma atitude: retirar os áritros questionados do sorteio de jogos do time insatisfeito. Mas, será esta a atitude mais correta?

O árbitro Sálvio Spinola, após a polêmica no clássico São Paulo x Corinthians, não será mais incluído no sorteio de jogos do tricolor. Segundo o presidente da comissão de arbitragem paulista, esta é uma medida de "bom senso". E este tipo de medida proibitiva foi adotada também em Pernambuco, o árbitro Eduardo Alcântara está proibido de apitar jogos do Náutico.

Depois de colocar árbitros na "geladeira" e proibir certos profissionais de atuarem em jogos de A ou B, em pouco tempo não teremos mais árbitros para trabalhar nos jogos dos clubes que reclamam da atuação deles. E, no fim, nada está sendo feito para melhorar as arbitragens, afinal, estas atitudes não aumentam a qualidade dos árbitros, apenas afastam os "desafetos" dos clubes.

A arbitragem brasileira precisa mudar, desde a preparação até a postura e a interpretação dos lances. O estilo dos árbitros brasileiros precisa mudar, apitar dezenas de faltas por jogo, segurando a partida, é prejudicial ao espetáculo. Está na hora de aprender com os outros países e mudar nosso estilo. O que precisa ser feito, pelas federações, é mais que punir os erros, devem preparar melhor os árbitros antes de cada temporada, só assim veremos uma evolução na qualidade.

Um comentário:

Tasso disse...

Eu já havia escrito sobre esse número absurdo de faltas no nosso futebol. Leiam:
http://extracampo.blogspot.com/2007/09/om-quantas-faltas-se-faz-um-jogo-de.html