segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Comparativo das médias de público.

Texto de Fernando Tasso com números de Adethson Leite.

Vários fatores podem contribuir para o aumento ou diminuição no número de torcedores presente nos estádios, desde a violência, principal causa de afastamento dos torcedores, até a organização das competições e as viradas-de-mesa.

O futebol brasileiro vem crescendo em termos organizacionais e profissionais. Depois de muita discussão sobre a fórmula dos pontos corridos, o Campeonato Brasileiro começa a ganhar credibilidade com o fim das reviravoltas dos clubes grandes rebaixados.

O ano de 2003 marcou a estreia dos pontos corridos no Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro foi campeão chegando à impressionante marca de 100 pontos. Mas, talvez a facilidade com que o time de Luxemburgo conquistou o título tenha contribuído para uma queda no público em 2004.

O ano de 2004 teve a pior média de público na comparação, apenas 8.805 torcedores por partida. O campeonato que teve o Santos como campeão viu o Corinthians atrair a melhor média de público do campeonato, 13.527, enquanto o Flamengo, que surpreendeu o país em 2007, teve uma média de apenas 9.707, ficando em 8º lugar na lista.

2004 foi um ano ruim em todos os campeonatos, a série B teve média de 6.601, a série C, 1.062, a Copa do Brasil teve 6.123 e o Campeonato Pernambucano, apenas 3.638. Em todas essas competições a média de público aumentou nos anos seguintes.

O ano de 2007 teve médias de público expressivas nessa comparação. A série A bateu recordes e teve uma média de 17.461, cinco mil a mais que em 2006. As séries B e C, tiveram uma média parecida com os anos anteriores, já a Copa do Brasil aumentou em mais de 2 mil a sua média, enquanto que o pernambucano teve uma diminuição em quase 2 mil.

O ano de 2008 promete médias de público ainda maiores. Parece que o ano de 2007 acordou as torcidas para o seu poder decisivo, destaque para os flamenguistas. A paixão pelo futebol só cresce, na medida em que cresce a credibilidade dos campeonatos e a melhor preparação e profissionalismo dos clubes.

A violência ainda afasta torcedores dos estádios, mas as atitudes já estão sendo tomadas. Parece que o Brasil acordou e abriu os olhos para o problema. Quem sabe um dia atingiremos nossos objetivos. Se tudo der certo, bateremos os recordes de público a cada ano.

Nenhum comentário: