quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Corinthians: jogadores emprestados não podem enfrentá-lo.

Do globoesporte.com
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/0,,MUL270372-4274,00.html


O Corinthians incluiu em todos os contratos de empréstimo uma cláusula que proíbe os atletas de enfrentarem o ex-clube. Assim, o meia Roger, por exemplo, que foi emprestado ao Grêmio, não pode jogar contra o Corinthians na Copa do Brasil, no Brasileirão os clubes estão em diferentes escalões, o timão na série B e o tricolor gaúcho na série A.

A cláusula é perfeitamente legal, apesar de pouco utilizada. Mas, ao ressucitar esta medida, que já foi mais comum, o clube paulista pode estar lançando uma tendência. Porém, o argumento para incluir esta proibição nos contratos de cedência temporária não foi o medo de enfrentar seus ex-atletas, e sim uma forma de preservar o jogador e os dois clubes, garante o diretor técnico Antonio Carlos.

Ao ser questionado sobre o fato de Roger, emprestado ao Flamengo em 2007, ter marcado o gol da vitória rubro-negra no aracanã, o ex-atleta respondeu: "Mas isso não influenciou em nada". Na visão do ex-zagueiro, um atleta que marque gol contra o seu clube pode ficar marcado negativamente. E se jogar mal, fica em situação difícil no clube que o contratou por empréstimo.

A preocupação com os contratos já é uma boa notícia, um indício de maior profissionalização dos clubes. Independente da existência desta cláusula, o mais importante é mesmo que os clubes valorizem a confecção dos contratos.

Nenhum comentário: