terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Punição a torcedores.

Uma "boa notícia" para o futebol pernambucano: vinte e oito membros de torcidas organizadas foram punidos pelo Jetep (Juizado Especial de Torcedores de Pernambuco). Mas, boa notícia mesmo seria não haver nenhuma notícia sobre violência.

Os vândalos disfarçados de torcedores são um verdadeiro câncer no futebol. A presença desses criminosos nos estádios afasta cada vez mais os verdadeiros torcedores. Quem mais perde com isso é o próprio clube. Pesquisas já mostraram que o público nos estádios poderia ser até 50% maior, não fosse a violência das torcidas organizadas.

A punição aplicada pelo Jetep é a proibição de frequentar o estádio durante 3 meses, até o final do Campeonato Pernambucano. Os punidos deverão frequentar o Curso Torcedor Cidadão, a ser ministrado depois do carnaval na Universo por membros do Ministério Público. Esta é a punição certa, e a presença do juizado nos estádios ajuda a acelerar os julgamentos e as punições. Mas, a pena de 3 meses ainda é pequena.

O Brasil precisa de uma lei específica sobre os crimes praticados pelas torcidas, só assim poderemos combater melhor a violência. Mas, além do Estado, cabe aos clubes e federações agir em favor da paz. Uma idéia seria punir toda a torcida por atos praticados por alguns de seus membros. Assim, o clube retiraria qualquer benefício que concede à torcida, ou até proibiria a organizada de frequentar os jogos caso algum integrante fosse flagrado no cometimento de delitos.

Para o bem de todos.

Nenhum comentário: