quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Pernambucano fora da TV por assinatura.

Os canais que transmitem os campeonatos em "pay-per-view" não incluíram o Campeonato Pernambucano no pacote. Os torcedores que estavam acostumados a assistir todos os jogos do seu time no Campeonato Brasileiro, confortavelmente em casa, terão que ir aos estádios e pagar o ingresso, ou ouvir pelo rádio.

O canal que transmite todos os jogos do Brasileirão, séries A e B, transmitirá os campeonatos: Paulista, Carioca, Gaúcho, Mineiro e Catarinense. Pois é, o Pernambucano está de fora da lista, mesmo tendo dois times na elite do futebol brasileiro e médias de público superiores à maioria dos outros clubes.

Isso não é nada bom para o nosso futebol. Além de deixar de ganhar uma boa receita, perdemos visibilidade e prestígio. No fim, perdem os clubes pernambucanos e os torcedores também. Numa terra onde todos se dizem doentes por futebol, sobra fanatismo e falta reconhecimento.

Tudo bem, o Campeonato Pernambucano não é um primor de qualidade técnica, o estado também não é uma potência económica, e o mercado televisivo pode não ser dos mais lucrativos. Mas, o que dizer do Campeonato Catarinense, será que é melhor que o nosso?


Quer saber o que falta? Falta um projeto. Os clubes, juntamente com a federação, devem mostrar às emissoras que o nosso campeonato pode ser lucrativo, que há público para comprar os pacotes e que haverá retorno financeiro. São todos profissionais, e como tal, visam o lucro, assim, basta provar que haverá lucro e que o investimento vale à pena.

Não podemos culpar os executivos da emissora por não se interessarem no nosso campeonato, afinal, até bem pouco tempo estávamos todos na série B. Mas, nos últimos anos conseguimos subir, e dois ainda se mantêm no topo. É preciso mais estabilidade aos clubes para que possamos ganhar respeito no cenário nacional e assim conquistar os investidores.

Razões para investir nós oferecemos: clubes tradicionais, centenários; um campeonato disputado e de "boa qualidade"; e o que é mais importante para a TV, telespectadores. É só ver os bares do Recife em dias de jogo, se não tiver uma TV está vazio, e os que transmitiam os jogos dos pernambucanos lotavam a cada jogo, quase como os estádios.

A esperança é que, no ano que vem, a situação seja diferente. Vamos mostrar em 2008 que temos público e que o futebol pernambucano também merece um "pay-per-view".

Nenhum comentário: