segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Polêmica no regulamento.

Desta vez a polêmica não é sobre a forma de disputa, afinal, essa já é uma "polêmica consolidada", nem vale a pena discutir. A confusão em questão, agora, é quanto ao critério de desempate. Veja o Art. 18:

Art 18 - Terminada a disputa da Segunda Fase do Primeiro Turno e quando da verificação da pontuação geral, para efeito de classificação geral para os dois hexagonais previstos no segundo turno e para a definição da equipe campeã, existam duas ou mais Associações empatadas em pontos Ganhos , na pontuação geral conquistada na primeira e segunda fase, aplicam-se, sucessivamente os critérios técnicos de desempate abaixo discriminados:

a) Maior número de vitórias em toda a competição;
b) Melhor saldo de gols em toda a competição;
c) Maior número de gols assinalados em toda a competição;
d) Confronto direto, no caso de empate entre duas equipes;
e) Maior número de gols assinalados na casa do adversário em todas partidas, no caso de duas equipes;
f) Sorteio


Vamos interpretar. Nesse caso, o que conta é o número de gols marcados fora de casa em toda a competição, ou o número de gols marcados fora de casa contra esse adversário, no confronto direto. Assim, quando a alínea e) fala "em todas as partidas" podemos entender que se trata de todos os jogos do campeonato. Mas, por estar após a regra do confronto direto e mencionar "no caso de duas equipes" pode haver o entendimento de que estes gols fora de casa dizem respeito aos jogos entre esses dois times somente.

Após muito pensar, e muito consultar (obrigado aos colegas da Cevleis), chego à conclusão de que a regra diz respeito mesmo ao confronto direto, assim, só serão contados os gols marcados fora de casa contra este adversário. É uma regra complementar, que utiliza aquele mesmo critério de competições eliminatórias, como a Copa do Brasil. Quando se fala em "todas as partidas" quer dizer todas entre os clubes em questão, caso eles se enfrentem mais de duas vezes, o que é possível.

Na prática, o que acontece é o seguinte: Nautico e Centro possuem o mesmo número de pontos, de vitórias, saldo de gols e gols marcados, no confronto direto há uma vitória para cada, pela mesma vantagem de gols. Pelo critério de desempate, o Centro leva vantagem por ter feito 2 gols em Recife, enquanto o Nautico fez apenas 1 em Limoeiro. Caso a interpretação fosse pelos gols fora de casa em todas as partidas, não somente entre os dois clubes, o Nautico levaria vantagem, 3 contra 2.

A polêmica foi levantada por Adethson Leite, do Blog dos Numeros, que me pediu para analisar o caso. A interpretação do colega era em favor do Nautico, levando em conta todos os jogos e não só os dois contra o Centro. Mas, pelo visto, a interpretação mais correta é mesmo em favor do Centro, deixando o Nautico atrás na tabela.

E você torcedor, o que pensa?

Nenhum comentário: