quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

5 indiciados criminalmente pela tragédia na Fonte Nova.

Os indiciados foram: Bobô, ex-jogador e ídolo do Bahia, hoje diretor-superintendente da Sudesb (Superintendência de Esportes do Estado da Bahia); Virgílio Elísio, diretor técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF); Ednaldo Rodrigues, presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF); Petrônio Barradas, presidente do Esporte Clube Bahia; e o engenheiro da Sudesb, Nilo Santos Júnior.

Na conclusão da delegada responsável pelo caso, apenas Nilo Santos foi indiciado por homicídio culposo, pois não tinha poderes para evitar a tragédia. Já os outros quatro foram indiciados por homicídio doloso, já que tinham conhecimento dos riscos e o poder de evitar a tragédia mas escolheram não fazê-lo, é o chamado dolo eventual.

Neste caso, o que precisa ser comprovado é o efetivo conhecimento dos riscos por parte dos responsáveis. Isto pode ser provado pelo simples fato do Ministértio Público ter pedido a interdição do estádio em 2006, sob a alegação de falta de estrutura para receber os torcedores. Todos os envolvidos possuíam conhecimento dos riscos que o estádio apresentava.

Não faço pré-julgamentos, mas se alguém for punido será um exemplo para o país. O descaso com os torcedores não pode ficar impune.

Nenhum comentário: