terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Pernambucano: 11ª rodada.

A penúltima rodada do primeiro turno não apresentou muitas surpresas entre os times da capital, até mesmo o empate do Santa Cruz com o Ypiranga pode ser considerado normal neste campeonato. Depois das vitórias de Náutico e Sport, a decisão do primeiro turno fica para a última rodada. A vantagem é dos rubro-negros que têm um ponto à frente dos rivais. Como não há confronto direto, os alvi-rubros dependem do resultado do jogo do Sport, e secam descaradamente. Agora, muitos já falam que deveria haver uma partida extra, que, com certeza, seria muito emocionante. Enquanto isso, os torcedores esperam pelo segundo turno, e dos dois lados o desejo é de ver uma final Sport x Náutico, que não acontece desde 1994.

Sport: O rubro-negro venceu o Vera Cruz por 4 a 2 e adiou a "final" do primeiro turno para a última rodada. O time apresentou o novo padrão, fabricado pela Lotto, mas só a camisa branca. No jogo, o domínio do Sport foi natural, com mais qualidade no toque, mais posse de bola e volume de jogo. O leão saiu na frente, cedeu o empate (um golaço, diga-se de passagem), mas reagiu rápido e só descansou após o quarto gol. O Vera Cruz ainda tentou reagir, mas o segundo gol do time de Vitória não foi capaz de intimidar o líder do campeonato. Destaque para a boa movimentação do meio-campo, formado por Kassio e Luciano Henrique, dando mais opções ao técnico, que terá a volta de Romerito no próximo jogo.

Náutico: O Timbu jogou contra o Sete de Setembro e o gramado de Garanhuns, venceu os dois com um 2 a 0 tranquilo. O Náutico não mostrou o futebol vistoso das partidas anteriores, mas fez o suficiente para barrar o título antecipado do Sport, que havia jogado na véspera. Precisando vencer, o alvi-rubro foi para cima do Sete, que não preocupava a defesa Timbu. Geraldo marcou mais um gol, mais uma vez de pênalti, o 10º gol do artilheiro do campeonato. O ídolo da torcida foi até criticado pela atuação discreta, mas ainda é um dos melhores jogadores do Náutico. A precisão na cobrança de penaltis é o segredo do artilheiro, que mantém 100% de aproveitamento no campeonato.

Santa Cruz: O tricolor continua decepcionando a torcida, agora com um empate em 1 a 1, em casa, contra o Ypiranga. O resultado deixou o Santinha na 8ª posição, cada vez mais longe do hexagonal do título. Por parte da torcida, o que se pode ver foi muito protesto, faixas, cruzes e todo o tipo de manifestações contra o time e o presidente. O jogo foi mais uma demonstração de pouco futebol e pouca técnica. O único destaque positivo foi o golaço de Leandro Bitton, com um chute preciso de fora da área. Agora o Santa vai tentar, na última rodada, uma vitória salvadora contra o Central. Apenas uma vitória por dois gols de diferença poderá levar o tricolor ao hexagonal do título. Na segunda-feira o jogador Josemar pediu demissão, enquanto Nildo foi dispensado pela diretoria, o meia tinha o maior salário do Arruda, cerca de R$ 25 mil.

Diante da situação atual, os adversários já deixam de torcer contra o Santinha e esperam uma recuperação para que o clube chegue ao hexagonal "da vida". É a única chance que os times terão de se enfrentar este ano, já que Sport e Náutico se encontram na série A, e o Santa na série C do Brasileirão. Não há um campeonato pernambucano sem os clássicos das multidões e das emoções desde 1932. Mas, além do regulamento, temos que culpar o próprio time coral, já que foi por incapacidade própria que não conseguiram chegar ao hexagonal ainda. Torcemos todos, pelo bem do futebol pernambucano.

Nenhum comentário: