quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Na Libertadores tem clube com dono também.

Alguns clubes que disputam a Copa Libertadores em 2008 chamam a atenção, não pelo futebol, mas pela organização, investimento e crescimento. São clubes S/A, sociedade anônima, clubes-empresa, com donos. O que mostra que o futebol é mais do que simplesmente uma paixão, é um negócio.

O Coronel Bolognesi, profissional há apenas 5 anos, debutando na competição, é um desses exemplos. O San Martín, 4 anos de idade, atual campeão peruano, comprou a vaga na primeira divisão de um outro time. Possui um centro de treinamento com campos oficiais, academia, alojamento, tudo dentro da Universidade San Martín, a maior do país. O Colo-colo, falido em 2001, agora é tetra-campeã do Chile. O estádio e o centro de treinamentos já passam por reformas. A maior renda do clube é a venda de jogadores, foram 11 nos últimos dois anos.

Apesar de no Brasil essa tendência ainda estar no início, parece ser o futuro do futebol. Na Europa, onde se encontram os clubes mais ricos do mundo, há muitos clubes com dono, e mesmo os que não têm são empresas responsáveis. Pelo visto, a era dos cartolas está chegando ao fim.

Fonte:
http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM789384-7824-LIBERTADORES+OS+EMERGENTES+DA+AMERICA,00.html

Nenhum comentário: