segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Bola com chip não deve vingar.

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, questionou a utilidade do chip na bola que avisa quando ela utrapassa a linha de gol. O sistema foi testado e aprovado no Mundial Interclubes. Mas, segundo o presidente, o problema do futebol não está na falta de tecnologia, nem nas regras (perfeitas, segundo ele), e sim na arbitragem, que deve ser mais profissional.

Em uma entrevista coletiva, Blatter se mostrou contrário ao uso da bola inteligente para acabar com as dúvidas no futebol, pois "é muito cara e complicada". "Fizemos um estudo sobre os casos nos últimos 40 anos e foram 42. Por um caso ao ano não vale a pena mudar tudo. O único caso relevante foi o de Geoff Hurst na final da Copa de 1966", afirmou para depois complementar que o problema do futebol não são as regras, mas a arbitragem.

Segundo Blatter, o maior problema é a "corrupção ativa e passiva em países como Itália, Alemanha e Brasil". A solução seria a profissionalização da arbitragem. E essa profissionalização já vem sendo discutida bastante ultimamente, o que deve levar a uma concretização da idéia em breve. Esperamos que a CBF e as federações estaduais comecem a pensar neste problema. Chega de reclamar da arbitragem, é hora de agir para solucionar o problema, e a profissionalização é o primeiro passo.

Nenhum comentário: