sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Agentes de Jogadores

Especial para o Blog do Torcedor

Na segunda-feira estiveram presentes no Fórum Esportivo da Rádio Jornal o Agente Credenciado Cadmo Barros e o advogado Fernando Tasso (eu). O assunto em pauta era os agentes de jogadores, quem são os agentes, o que fazem, e quem são os "atravessadores" do futebol brasileiro. Depois dos polémicos casos de Hugo, do Santa Cruz, e dos jovens Reynaldo e Jhon, do Náutico, o assunto entrou nas rodas de discussão.

Primeiro, é preciso defender os agentes, pelo menos os honestos. Mas, considere agentes apenas aqueles licenciados, regularmente inscritos e credenciados na CBF e FIFA. Apesar de haver alguns "empresários" sem licença que fazem um trabalho honesto e não devem ser crucificados por causa de alguns "atravessadores".

Segundo o Regulamento de Agentes de Jogadores, emanado da FIFA, e a RDI nº 06/2002, da CBF, só podem ser agentes de jogadores as pessoas físicas licenciadas pela federação nacional. E para conseguir tal licença a pessoa passa por testes, tem sua vida investigada e ainda precisa adquirir um seguro contra danos contratuais. Os agentes credenciados serão responsabilizados por seus atos, podendo, inclusive, ser punidos pela FIFA, até com a perda da licença.

A Resolução da CBF determina que jogadores e clubes somente efetuem negociações por intermédio de Agentes de Jogadores licenciados pelas Associações Nacionais. E ainda ameaça punir os que não respeitarem a regra através da Justiça Desportiva. Assim, aqueles empresários que não possuem licença, sugiro que a adquiram imediatamente. Apesar da medida ainda não estar sendo tão aplicada no Brasil, será em breve, assim como na Europa não se negocia mais com agentes sem credencial da FIFA.

O grande problema que estamos enfrentando no Brasil é devido à crescente comercialização de jogadores. Como em todas as áreas da sociedade, desde as feiras até as praias, há pessoas que querem lucrar nas transações comerciais, são os chamados "atravessadores". Essas pessoas visam apenas o lucro próprio e não atuam como exige a ética da profissão de agente. Os atravessadores aliciam jovens com potencial e prometem um futuro de glórias, mas o objetivo não é auxiliar o atleta na sua profissão, é lucrar com a transferência do jogador.

O agente é um profissional essencial para o futebol. Junto aos atletas a função é de orientar, negociar os contratos e até gerenciar a carreira do jogador, deixando-o livre para fazer o que sabe, jogar futebol. Junto aos clubes há o auxílio nas negociações e confecção dos contratos além da busca pelos reforços de que o time precisa. O agente não é danoso ao futebol, os "atravessadores" é que são.

Notícias sobre atletas que são influenciados por empresários a se transferir, rescindindo seus contratos, muitas vezes através da justiça, revela uma das piores facetas desses profissionais. O art. 14 do Regulamento de Agentes da FIFA proíbe a realização de contrato com qualquer jogador com o intuito de fazê-lo rescindir o contrato com seu atual clube. Mas, isso que as federações estão tentando evitar é o que mais vem acontecendo. Por isso é tão importante a figura do agente credenciado, pois ele deve obedecer a tais regras e será punido se agir de forma contrária.

Que fique bem claro, em todas as profissões há os bons e os maus, os honestos e os picaretas. Não crucifiquem os agentes, mas sim aqueles que tentam lucrar em cima da ingenuidade de jovens atletas e do sonho de uma vida melhor de seus pais. Deixo minha dica aos jogadores e aos clubes, procurem os agentes credenciados, para a sua própria segurança. E àqueles empresários honestos minha dica é uma só: procurem a CBF para se credenciar, deixem a clandestinidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente.
Sou um agente de voleibol devidamente credenciado pela CBV.
Não que a chencela da CBV me torne mais honesto ou bem intencionado, mas me torna mais suscetivel de punições.
Aqueles que realizam um bom trabalho não devem temer o credenciamento.
Parabéns pelo BLOG.
Vim porque vi na CEV sua indicação.
Voltarei mais vezes.
Abraços,
Geraldo Maciel.

Anônimo disse...

Parabens pelo Blog!
O grande problema é que a CBF nao faz o exame! Segundo a CBF tem um looby dos agentes credenciados para nao credenciar novos agentes!
Uma pena so ajuda a clandestinidade!
Ate quando esta CBF nepotista vai fazer oq quer pois a FIFA exige o exame 2 vezes por ano!
GMC