quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

O regulamento do Pernambucano.

Má notícia para os que tanto criticam o regulamento do campeonato Pernambucano 2008, ele será o mesmo no ano que vem. Não porque tenha agradado, mas porque o Estatuto do Torcedor (Lei 10.671) obriga. Está lá no art. 9º, §2º, II, que o regulamento só poderá ser mudado após dois anos de vigência.

A regra vem para garantir mais segurança ao torcedor, e mais credibilidade à competição. Um campeonato estruturado e profissional não pode mudar seu regulamento todos os anos, é preciso ter uma continuidade. Na verdade, precisamos descobrir qual é o melhor regulamento para o campeonato estadual, não é à tôa que a forma de disputa, bem como o número de participantes, é diferente em cada estado.

A lei não tem culpa de terem criado um regulamento tão reprovado, a intenção do legislador era boa. Agora, só podemos sugerir novas fórmulas, mas uma alteração só acontecerá no campeonato de 2010.

Tenho uma sugestão. Baseando-se no campeonato paulista, poderíamos ter uma competição em pontos corridos, todos contra todos. No paulistão há apenas jogos de ida, pois são 20 clubes na disputa. Em Pernambuco são 10 ou 12 times na série A1, assim, poderia haver jogos ida e volta. O mais importante é que, no fim, os quatrto primeiros fazem semi-final e final. Desta forma, mesmo que um time fique dez pontos na frente do 2º colocado haverá finais. Se o objetivo é impedir que um time seja campeão direto, essa é a melhor saída, afinal, mesmo no atual regulamento pernambucano, pode haver um campeão sem final, é só vencer os dois turnos.

Nenhum comentário: