quarta-feira, 19 de março de 2008

Torcidas Organizadas proibidas em São Paulo.

A Federação Paulista de Futebol proibiu a entrada nos estádios das torcidas organizadas, Mancha Alviverde do Palmeiras e Torcida Independente do São Paulo, até o fim do campeonato paulista. A federação atendeu ao pedido do Ministério Público que noticiou o comportamento nocivo dessas torcidas quando do encontro dos dois times em Ribeirão Preto no último domingo. As duas torcidas entraram em confronto após o clássico, e quando a polícia tentou intervir foi agredida pelos vândalos.

Apóio a decisão da federação e acredito que pode ser uma medida a ser copiada em outros estados. A proibição às torcidas organizadas não pode ser vitalícia ou imotivada, mas quando um fato concreto como este ocorre, há razões suficientes para uma proibição, e esta vedação só diz respeito ao campeonato estadual, principalmente por causa da competência local da federação. Mas, outras federações estaduais podem copiar a idéia, sempre que torcidas organizadas causarem tumultos, praticarem crimes e criarem ambiente hostil, devem ser proibidas de entrar nos estádios.

Mas, os mais interessados devem ser os clubes, porque são eles os mais prejudicados pela violência dessas torcidas. Por isso, são os clubes que devem procurar efetivar tal proibição. O clube, sempre que uma torcida organizada causar violência, deve proibir a entrada desses vândalos por um certo período de tempo. Quando a violência acabar os clubes verão um aumento considerável nas rendas dos jogos.

Fonte:
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Palmeiras/0,,MUL355905-4403,00.html

Um comentário:

Unknown disse...

Quer dizer q a medida é provisória?