segunda-feira, 3 de março de 2008

Sporting aposta nas escolinhas.

O Sporting Club de Portugal é considerado o maior formador de talentos da terrinha. Hoje o clube possui 14 escolinhas, mas pretende abrir mais 16 neste ano. O clube recebe as candidaturas de interessados em firmar a parceria, como uma forma de franquia, mas nem todas são aceites. Das 60 candidaturas de 2007, apenas 10 se realizaram. Este ano já recebeu perto de 100 propostas. A intenção do clube é internacionalizar o projeto, e vários países já estão interessados.

O Sporting é um exemplo na formação de talentos, e o Centro de Treinamento dos Leões é considerado um dos melhores da Europa. O investimento é importantíssimo, afinal, o futebol português não tem a mesma rentabilidade de outros europeus, o que faz de Portugal um formador e exportador de talentos, assim como o Brasil. Só o Sporting já formou jogadores como Cristiano Ronaldo, Paulo Futre, Luís Figo, Hugo Viana, Quaresma e Nani. O clube aceita a condição de formador e investe nisso, um exemplo para clubes brasileiros que ainda não aprenderam a lição.

A fórmula do clube também é interessante. São muitas escolinhas para crianças, espalhadas pelo país, com cerca de 3 mil jovens matriculados, e um CT de qualidade para os mais velhos. Para descobrir os talentos é preciso garimpar forte, tirando daqueles milhares de garotos os poucos que podem realmente ser atletas vencedores.

Nenhum comentário: