quarta-feira, 26 de março de 2008

Condenação 12 anos depois.

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou a CBF, o Fluminense e o Bragantino pela "virada-de-mesa" no Campeonato Brasileiro de 1996. A sentença condena os três ao pagamento de uma indenização no valor de 2% das receitas daquele ano.

Fluminense e Bragantino foram as piores equipes do campeonato nacional de 96, mas alegando um suposto esquema de suborno na arbitragem, envolvendo o ex-presidente da Conaf (Comissão Nacional de Arbitragem de Futebol) Ivens Mendes, a CBF manteve os dois times na primeira divisão. No ano seguinte o Fluminense caiu de verdade, depois ainda foi rebaixado à série C. Campeão da terceira divisão em 1999, o Flu subiu direto à primeira divisão, que, em 2000, foi substituída pela Copa João Havelange. Nesse bolo subiu também o Nautico, 3º colocado na série C, que aproveitou o embalo para ascender à série B.

12 anos depois. Essa demora do judiciário é até comum. Mas, esse é o exemplo claro de porque o esporte, principalmente o futebol, impede o acesso ao judiciário em detrimento da justiça desportiva. A morosidade da justiça comum não é compatível com as necessidades do esporte. O melhor era que este caso tivesse sido julgado pelo STJD, e após a condenação, ainda em 96, fosse determinado o rebaixamento dos dois clubes.

Veja os videos do Youtube:

O Rebaixamento.


A virada-de-mesa.

Um comentário:

Bruno disse...

Finalmente!!!
essa foi uma das piores coisas que aconteceram no futebol Brasileiro,depois de tanto a tempo a justiça foi feita!!(nem tanto assim)

abraço!!