quinta-feira, 10 de julho de 2008

Superlotação no Arruda.

Na noite desta quarta-feira, enquanto o Santa Cruz vencia o Central dentro de campo, nas arquibancadas os torcedores se expremiam e sofriam com a falta de espaço. Com o anel superior ainda interditado, apenas o anel inferior do Arruda abrigou os torcedores corais. A capacidade, só desta parte do estádio, é de cerca de 25 mil pessoas.

Ontem, o público foi de 25.459, mas há quem diga que havia cerca de 30 mil pessoas no estádio. Devido ao aperto, muitas pessoas precisaram de atendimento médico, mais de 150 pessoas foram retiradas das arquibancadas pelos bombeiros. E tudo isso foi registrado pelas câmeras de TV.

Segundo o Estatuto do Torcedor, o Santa Cruz pode ser punido com a perda do mando de campo por, no mínimo, seis meses. Eis o que diz a lei:

Art. 23 (...)
§ 2º. Perderá o mando de jogo por, no mínimo, seis meses, sem prejuízo das demais sanções cabíveis, a entidade de prática desportiva detentora do mando do jogo em que:
I - tenha sido colocado à venda número de ingressos maior do que a capacidade de público do estádio; ou
II - tenham entrado pessoas em número maior do que a capacidade de público do estádio.

Não peço uma punição ao Santa Cruz, nada disso. Mas esses abusos, esse constante desrespeito com o torcedor, tem que acabar. Enquanto reclamam da violência das uniformizadas, esquecem da irresponsabilidade dos dirigentes dos clubes. Respeitar o torcedor é mais do que profissionalismo, é uma questão de cidadania.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não tem jeito. Só se tiver punição que o clube irá respeitar seu torcedor/consumidor