segunda-feira, 28 de julho de 2008

Patrocínios na camisa.

Há vários anos, as camisas dos clubes não tinham nomes de patrocinadores estampando-as. Agora, para ter uma boa receita, é imprescindível negociar com bons patrocinadores. A propaganda feita nas camisas dos clubes é uma das maiores fontes de renda das agremiações. A pergunta é: hoje, no mundo do futebol-negócio, há espaço para tradicionalismo? Será que algum clube consegue não se render aos patrocinadores?

Muitos vão lembrar logo do Barcelona. Pois é, o clube catalão não permite patrocinadores na camisa. A marca da Unicef, que estampa o uniforme azul-grená não é um patrocínio, muito pelo contrário, é uma doação do Barça. Mas, é da Espanha que vem o caso que ilustra bem o futebol moderno. O Athletic Bilbao, pela primeira vez na história, acertou acordo com um patrocinador para a sua camisa.

O Athletic Bilbao, clube de 110 anos, assinou com uma empresa petrolífera, que pagará €2 milhões por mês ao clube. A empresa é sediada no país Basco. Por sinal, o clube tem um caráter tão nacionalista que, ainda hoje, só contrata jogadores nascidos no País Basco, nunca um estrangeiro ou um "espanhol" vestiu a camisa do clube. Mas, tradicionalismos à parte, com dinheiro não se brinca.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/espanhol/0,,MUL702021-9845,00.html

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