quarta-feira, 23 de julho de 2008

Espírito olímpico.

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, criticou os clubes pela falta de espírito olímpico. A declaração veio na esteira dos últimos eventos, quando clubes como o Barcelona e o Werder Bremen começaram a colocar entraves para a convocação dos atletas, mesmo com menos de 23 anos. Segundo o presidente, a atitude desses clubes é contra o espírito olímpico.

Blatter reconheceu em sua carta que o torneio olímpico de futebol não é tratado pela Fifa como competição oficial, mas nem por isso os clubes devem adotar tal comportamento. "Isto não significa que não há obrigação de ceder [os jogadores]", finalizou.

O futebol ainda é o esporte mais importante do mundo, principalmente em termos financeiros. Os clubes de futebol são empresas com faturamentos incríveis e os campeonatos, principalmente os europeus, são os mais importantes do mundo desportivo. Mas, as Olimpíadas são o maior evento esportivo do planeta.

O espírito olímpico que fala Blatter pode se traduzir no esforço de milhares de atletas em participar dessa competição, atletas sem patrocínios, sem apoio, em modalidades quase desconhecidas, mas que treinam horas a fio e dão o sangue pelo esporte. Que fique o exemplo para os futebolistas, com salários astronômicos e comportamentos esnobes. Mais ainda, que fique o exemplo para os clubes de futebol, de que o espírito olímpico é mais do que uma simples frase do Pierre de Coubertin, é um verdadeiro lema.

fonte: http://www.atarde.com.br/esporte/noticia.jsf?id=920760

Nenhum comentário: