sexta-feira, 11 de abril de 2008

Rádios terão que pagar ao Atlético-PR para transmitir seus jogos.

O Atlético do Paraná decidiu começar a cobrar das emissoras de rádio que desejam transmitir os jogos do time no Campeonato Brasileiro. A cobrança diz respeito a todas as partidas, como mandante ou visitante. O clube estabeleceu o preço de R$ 15 mil por partida, ou um pacote de R$ 456 mil por todos os 38 jogos. A cobrança tem base no direito de imagem do clube e é autorizada pela lei.

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) considerou esdrúxula, absurda e ilegal a decisão. A cobrança pela transmissão radiofônica é incomum. No Brasil as emissoras de rádio transmitem as partias de futebol livremente, sem a necessidade de pagamento dos direitos de imagem.

A maior polêmica é quanto aos jogos em que o CAP será visitante. Imaginem, Atlético e Sport na Ilha do Retiro, as rádios que transmitem para os torcedores pernambucanos teriam que pagar ao Atlético para poder transmitir o jogo do Sport. A mesma coisa com o Náutico nos Aflitos. A decisão do Atlético-PR é polêmica e deve ser discutida entre os órgãos representantes dos clubes e da imprensa para que se resolva o assunto.

A cobrança é legal, e até justa se considerarmos que as rádios ganham bastante com essas transmissões sem pagar nada aos partícipes do evento. Mas, a cobrança deve ser melhor discutida e planejada entre os clubes e as rádios, não pode ser um ato isolado. A polêmica existe, vamos esperar os desenrolar dos fatos para saber como ficará o futebol brasileiro no futuro.

Nenhum comentário: