quinta-feira, 17 de abril de 2008

O Campeonato Pernambucano de 2008.

Ainda falta uma rodada para o campeonato terminar, ao menos oficialmente. Mas, com o título nas mãos do Sport, já podemos fazer um balanço do que foi o campeonato estadual deste ano. Assunto é o que não falta, desde o regulamento esdrúxulo até o título incontestável do Sport, passando, claro, pela crise coral.

O regulamento deste campeonato foi a grande estrela, mais comentado que o título rubro-negro e mais criticado que o presidente Edinho. No começo era apenas confuso, depois foi-se percebendo que era também injusto, ao fim podemos dizer que era simplesmente patético. A maior crítica, claro, é a falta de clássicos, mas isso já se falou demais.

Sinceramente, o pior é o que está por vir. Quem ficará com as vagas à série "C"? Central, Ypiranga e Serrano, que disputaram o segundo turno, brigam contra Petrolina e Porto, que estão no hexagonal do rebaixamento. Aí eu pergunto: faz algum sentido?

Os clubes foram divididos entre piores e melhores, mas no fim, os piores acabam levando vantagem. Pior para os clubes que montaram equipes mais fortes, que investiram mais e se planejaram melhor.

Depois do regulamento o assunto mais discutido este campeonato foi a crise do Santa Cruz e um possível impeachment do presidente. Mas, aí eu pergunto: a culpa é só de Edinho? Será que esta crise não era anunciada? E pior, será que um novo presidente pode mudar o clube da água para o vinho? O problemado Santa Cruz é o mesmo de muitos outros clubes, a má administração, não só de Edinho.

O futebol está evoluindo, está ficando cada vez mais profissional, e se continuarmos pensando com a mesma cabeça de vinte anos atrás o bonde da evolução vai passar e o Santinha vai perdê-lo. Profissionalismo não é pedir esmola a ex-presidentes ou empresários apaixonados, é administrar o clube como uma empresa, que pode sim gerar muito lucro e não só dívidas.

Por fim, parabenizo o Sport Club do Recife, campeão pernambucano de 2008. Mas, os meus parabéns não são para os jogadores e sim aos dirigentes. O Sport tem acompanhado a evolução do futebol e investido nos lugares certos.

O Centro de Treinamento, a nova loja, novos patrocinadores e um bom trabalho de marketing marcaram o começo do ano rubro-negro. Mas, nem se empolguem, ainda há muito a melhorar. Os dirigentes ainda pensam muito em formas de gastar dinheiro e pouco em investimentos que tragam retorno financeiro.

Agora, com o título na mão, é hora de lançar uma forte campanha de sócios para aumentar o patrimônio do clube. De nada adianta ter uma grande torcida se não souber explorá-la. Bom, mas agora o campeonato já era. Entre mortos e feridos, salvaram-se todos. E que venha o Campeonato Brasileiro, seja a série que for.

Ano que vem tem mais campeonato pernambucano, e com o mesmo regulamento, afinal, élei. Fazer o quê?

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite Fernando!
Conheci teu blog através do Blog do torcedor e gostei muito. Somos vizinhos aqui em Portugal, Também sou Mestrando só que em COmunicação Multimédia pela Univ. de Aveiro. Não sei se você está em Coimbra ainda, mas devo ir aí ver a semana da Queima das fitas. Qualquer coisa manda um email que conversamos. Abraço! André Ferreira (afcferreira@gmail.com)