sexta-feira, 4 de abril de 2008

Jovens atletas: o melhor investimento do futebol.

Dois exemplos em Pernambuco. O jovem meia Kassio, do Sport e o atacante colombiano Laborde, do Náutico. O primeiro foi formado no Santa Cruz, mas por falta de pagamento dos salários ele rescindiu o contrato e transferiu-se para o Sport. O segundo foi uma aposta da diretoria alvi-rubra em parceria com o empresário Miguel Gareppi, o mesmo que trouxe Acosta.

Kassio, assim que se tornou titular, teve seu contrato melhorado e hoje a multa para clubes brasileiros é R$ 7 milhões. Mesmo que o Sport não consiga este valor, ainda deve vender o jovem por um bom preço. Calma, ele ainda vai ficar no Sport até o fim do ano, pelo menos. Esse é o tempo necessário para ele desenvolver e mostrar seu talento, principalmente disputando a série A do Campeonato Brasileiro.

Laborde já foi sondado por agentes italianos. Mas, o Náutico também deve segurar o atacante até o fim do Brasileirão. Pelo que o colombiano mostrou nos poucos jogos que atuou, parece ser um atleta muito habilidoso e com um enorme potencial. A preocupação agora é se o clube está protegido, para evitar o que aconteceu com o Acosta.

Enquanto isso, o Santa Cruz é o clube com mais jovens das categorias de base no time principal. Mas, isso não tem significado nenhuma vantagem financeira. Primeiro foi o zagueiro Hugo, destaque na série B de 2007, que entrou com uma ação na justiça e abandonou o Santinha. Agora a novidade é o meia Felipe, que jogou um jogo e já foi transferido, mas sem nenhum lucro para o Santa, já que o atleta não tinha contrato com o clube.

Profissionalismo é isso, investir no futuro, nos produtos mais rentáveis, os atletas. Mais importante ainda é se proteger dos aliciadores. Contratos bem feitos são a base do negócio.

Um comentário:

Ruben Góis disse...

blog espectacular.
dêem uma olhada neste
www.odinartegois.blogspot.com