segunda-feira, 28 de abril de 2008

Bebidas proibidas nos estádios.

A CBF e o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça assinaram um documento proibindo a venda de bebidas alcoólicas nos estádios do Brasil. A medida entrará em vigor já nos campeonatos brasileiros de 2008. Este tipo de proibição já existia em alguns estados. No Mineirão, por exemplo, um estudo já mostra que o número de ocorrências diminuiu 70% com a proibição.

A medida divide opiniões. Os que se mostram a favor da proibição sustentam o argumento de que o álcool contribui para a violência. Do outro lado, os contrários à medida invocam o prejuízo financeiro que os clubes sofrerão. Mas, a discussão agora é inútil, afinal, a medida já foi tomada e dificilmente será revertida.

Eu já fui contra a proibição, principalmente porque acredito que as maiores responsáveis pela violência são as torcidas organizadas. E este tipo de vândalo não comete crimes devido ao abuso do álcool, mas por fatores diversos que se somam ao fato de andarem em bando. Mas, não podemos atribuir às TOs toda a culpa, temos que pensar também naquele torcedor comum, que após alguns copos de cerveja torna-se um indivíduo instável.

Hoje eu sou a favor da proibição e espero que a medida tenha resultado. Afinal, a violência é o principal fator que afasta os torcedores dos estádios. O futebol já envolve muita emoção, e apesar do álcool não gerar violência, retira-nos o freio que impede um cidadão comum de tornar-se um criminoso. Vale ressaltar ainda que na Copa do Mundo a bebida é proibida e assim seria em 2014 no Brasil, independente desta atitude da CBF.

Nenhum comentário: