terça-feira, 1 de abril de 2008

Nova legislação da FIFA precisa ser regulamentada pela CBF.

Entre outros pontos, a nova legislação estabelece que nenhum clube pode ter atraso de pagamento nos salários, na transferências de atletas ou nos impostos com o governo até o final do ano anterior ao licenciamento dos times. Também os obriga a declarar seus donos ou acionistas. E impede que pessoas físicas ou empresas tenham controle ou interferência sobre mais de um time na mesma competição. Outra exigência é que o clube tenha um estádio próprio ou que estabeleça um contrato de concessão para poder usar um que pertença a um terceiro. Esses critérios são obrigatórios pela Fifa, que proíbe a participação em campeonatos sem seu cumprimento. Há outras exigências esportivas, administrativas e legais. A recomendação da entidade é aplicá-las para todos os times da primeira divisão de cada país.

Para que estas exigências entrem em vigor no Brasil é preciso que a CBF as regulamente. Mas, algumas alterações devem ser feitas para adaptar estas regras à realidade brasileira. A nova legislação, apesar de desconhecida da maioria dos clubes, já começa a gerar polêmicas. Hoje nenhum clube estaria apto a disputar o Campeonato Brasileiro, se estas regras estivessem valendo. Até mesmo o São Paulo, exemplo de profissionalismo, disse ter que se adequar em alguns pontos para ficar dentro das determinações da FIFA.

Agora imaginem, será que estas normas virão mesmo para o Brasil? Será que a CBF irá regulamentá-las? E se o fizer, será que as regras serão respeitadas? Até hoje existem muitas regras da FIFA, já regulamentadas pela CBF, que não são aplicadas, são mesmo desrespeitadas pelos clubes e federações. Assim, vejo uma grande dificuladade em aplicar estas novas regras no nosso país, pelo menos dessa forma, a esperança é que sejam feitas mudanças para adaptar à realidade, mas mantendo uma rigidez que possa fazer alguma diferença no profissionalismo do futebol brasileiro.

Nenhum comentário: