quinta-feira, 12 de junho de 2008

Venda de ingressos revela o desrespeito.

Em poucas horas os ingressos para a final da Copa do Brasil entre Sport e Corinthians na Ilha do Retiro acabaram. E quando as bilheterias fecharam ainda havia milhares de pessoas na fila, gente que passou até sete horas em pé para conseguir seu bilhete, mas voltou para casa de mãos abanando. Enquanto isso, cambistas faziam a festa.

Além das várias denúncias de facilitação ao acesso dos cambistas aos ingressos por funcionários do clube (alguns denunciam a participação até de diretores no esquema), o que mais gera revolta é a desvalorização dos sócios rubro-negros. Além da ação dos cambistas, que deixavam a sede com as mãos cheias, a desorganização permitia que pessoas comprassem 10, 20, 40 ingressos de uma só vez. Assim ficava difícil sobrar ingresso para os que enfrentavam a fila quilométrica.

Sócios que pagam em dia suas mensalidades e contribuem todo o mês para a manutenção do clube não tiveram nenhuma facilidade e muitos acabaram sem conseguir comprar uma entrada sequer. Mas, o mais impressionante é o que acontece com aqueles que possuem cadeira cativa ou camarote na Ilha do Retiro, que mesmo pagando a mensalidade de sócio e as taxas de manutenção precisam comprar ingresso para ter acesso ao seu reservado.

Proprietários de camarotes e cadeiras que não conseguiram comprar ingresso (e foram muitos) não poderão assistir a partida. Aí fica a pergunta: quem assistirá o jogo no camarote deles, quem sentará nas cadeiras deles? Ao chegar à final da copa do Brasil o Sport mostrou toda sua força dentro de campo, mas fora dele mostrou toda a sua desorganização e desrespeito aos sócios e proprietários.

Só espero que esses incidentes sirvam de lição. Há tempos que o Sport precisa mudar sua política em relação aos sócios, e esse pode ser o momento. Muitos citam o Internacional como exemplo, mas até mesmo os vizinhos Náutico e Santa Cruz concedem mais vantagens aos sócios do que o Sport. Entrada gratuita ou preferência na compra de ingressos, isso é o mínimo que o clube deve oferecer. A maioria só é sócio pelo futebol e mal aproveita a estrutura do clube, agora muitos vão se perguntar: vale a pena ser sócio do Sport?

Se o maior patrimônio do clube é sua torcida e os sócios são a base de sustentação, então está na hora de cuidar deles, para crescer, desenvolver, enriquecer ou sobreviver. Sport, está na hora de rever seus conceitos.

Em 16 de maio eu já havia escrito sobre a importância dos sócios, pelo visto a diretoria leonina não leu. Leia você:
http://jc.uol.com.br/blogs/blogdotorcedor/2008/05/16/index.php#6305

ou
http://extracampo.blogspot.com/2008/05/importncia-dos-scios.html

Nenhum comentário: