sábado, 20 de outubro de 2007

The Old Firm.

O clássico mais antigo do mundo, Celtic e Rangers da Escócia é um exemplo de rivalidade. Mas, lá a rivalidade beira à violência, muito devido ao teor religioso da disputa, O Celtic (católico) contra o Rangers (protestante). Os dias de clássico são os dias em que o índice de homicídio é mais alto em Glasgow.

A velha firma (The Old Firm) é assim chamada devido à cumplicidade e parceria entre os dois clubes no âmbito econômico. Os dirigentes aproveitam a rivalidade para lucrar em cima dela. É assim desde 1909 quando os dois decidiram a Copa da Escócia, não havia prorrogação nem penalties, se acontecesse um empate seria marcada uma nova partida. O primeiro jogo da decisão foi empate sem gols. No segundo jogo tudo se encaminhava para o mesmo resultado quando um rumor nas arquibancadas de que era tudo combinado levou as torcidas a invadirem o campo. Naquele ano a Copa ficou sem campeão.

Aproveitar a rivalidade para lucrar é uma excelente idéia, mas combinar resultados não. Que isso sirva de exemplo.

Remeto o leitor para o texto que escrevi em 19 de setembro: http://extracampo.blogspot.com/2007/09/clssico-uma-lgica-empresarial-peculiar.html

com informações do JC de 20 de outubro.

Nenhum comentário: