quarta-feira, 17 de outubro de 2007

CLUBES X SELEÇÕES

Especial para o Blog do Torcedor

Os clubes, principalmente os europeus, estão em guerra contra a FIFA e demais federações associadas. O motivo é a obrigação dos clubes de cederem seus atletas para o serviço das seleções nacionais. E, olhando pela perspectiva do clube, parecem ter mesmo alguma razão.

Os clubes reclamam porque são eles que pagam os salários (astronómicos, diga-se de passagem) e são os que mais perdem com o desgaste dos jogos. E quando os jogadores se machucam? Imaginem ao Barcelona perder Ronaldinho, Messi, Henry, por lesão nos jogos de suas seleções. É realmente preocupante.

No Brasil esta realidade ainda não nos atinge, mas na Europa há clubes em que todos os jogadores atuam nas suas seleções. Times como o Milan, o Real Madrid ou o Barcelona cedem praticamente todos os seus atletas para jogarem amistosos, eliminatórias ou competições internacionais, e muitos deles voltam cansados, e até machucados.

O que reivindicam os clubes é que as Federações paguem pelo uso dos atletas, já há até mesmo processos sobre o assunto na Europa. A CBF, por exemplo, recebe de patrocinadores, da TV, da venda de jogos, até mesmo aqueles treinos em Wegis, antes da copa da Alemanha foram vendidos. Se estão ganhando com o trabalho desses atletas devem pagar seus salários também, ou pelo menos uma indenização aos clubes.

Os clubes investem cada vez mais em seus atletas, pagam salários cada vez mais altos, além das verbas de transferência. E não recebem nada pela cedência dos jogadores às seleções, seja em jogos oficiais seja em amistosos. A briga é exatamente contra os amistosos. Para clubes brasileiros ter seus atletas na seleção é um privilégio e uma grande propaganda para vendê-lo no futuro.

Mas, imagine se a CBF precisasse pagar para ter os atletas, estaríamos desvirtuando os princípios da nacionalidade e do patriotismo, em vez de convocar atletas pela capacidade teríamos de analisar também seus salários para que o time não fique muito caro. Imaginem, deixar de convocar Ronaldinho ou Kaká por serem muito caros.

Nenhum comentário: