sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Projeto: o fim das grades.

Esse projeto (meio sonho) consiste na retirada das grades (alambrados) que separam a torcida do gramado. Parece absurdo, mas foi isso que os ingleses fizeram quando resolveram acabar com os hooligans. Se queremos civilizar nosso povo e pacificar nossas torcidas, não podemos tratá-los como animais, precisamos dar ao espectador a chance de ser educado.

Este projeto, na verdade, já iniciou lá atrás, quando escrevi sobre violência, afinal, este projecto é pela qualidade da torcida, e também pelo fim da violência.
http://extracampo.blogspot.com/2007/08/violncia.html

E desse mesmo texto eu tiro este trecho sobre os ingleses: "Nos estádios ingleses não existem mais grades a separar os espectadores da área de espectáculo. De facto as bancadas chegam até o relvado, não há nada que impeça a invasão da torcida. E por que não invadem? Porque sabem que esta ofensa é punível com coima de 1.500 libras e banimento".

O torcedor que invadiu o campo na Escócia e passou a mão em Dida foi punido pelo CLUBE com o banimento, ou seja, nunca mais ele poderá entrar no estádio do Celtic. Este tipo de pena pode ser aplicada pela justiça ou pelo próprio clube, a multa mencionada acima (coima) também é uma ótima forma de afetar o ser humano, onde dói mais, no bolso.

Uma outra forma de punição aplicada hoje no Brasil é a suspensão de toda a torcida. Aqui, nós punimos os clubes com jogos de portões fechados ou perda do mando-de-campo. è uma boa forma e tem resultado aqui, hoje não se vê tantas invasões nem objetos atirados em campo quanto se via antigamente, é algo que deve ser mantido para o sucesso do projeto.

Acredito na nossa torcida, acho que ela se comportaria. Não sei quanto a torcidas como a do Corinthians, nessa eu não confio tanto. Mas, para isso tem que haver estrutura, mais entradas e saídas, estádios mais organizados, e não confio tanto assim nos clubes. Além da estrutura deve haver punição aos invasores, e para isso dependemos do Estado, e nesse eu também não confio nem um pouco.

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu irmão, você é louco, se tirar as grades que separam a torcida dos jogadores imagine o que vai acontecer quando o time cair para a segunda divisão, vai ser um quebra-pau.