quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Nova fórmula no Campeonato Pernambucano.

A FPF apresentou uma proposta de alteração do Campeonato Pernambucano. Acham que o antigo esquema deixa o campeonato sem emoção. Mas, na verdade, a falta de emoção em 2207 foi devido à superioridade de um clube que venceu sem precisar de final.

Mas, em 2006 houve final e houve um campeonato disputado e bastante justo, não faltou emoção, principalmente na final. Há emoção quando há disputa, quando os times estão nivelados. Vejam o Brasileirão como exemplo, a briga pelo título perdeu a emoção pela superioridade indiscutível do São Paulo, enquanto que a luta pela libertadores, sul-americana e contra o rebaixamento estão extremamente emocionantes, devido a um nivelamento entre os clubes, e é um campeonato de pontos corridos.

A fórmula proposta pela FPF é a seguinte, resumidamente: 1ª fase - 3 grupos encabeçados pelos grandes da capital, com mais 3 divididos pelas regiões e sorteados, com jogos de ida e volta. Uma segunda fase também de 3 grupos que misturaria os times de acordo com a colocação na 1ª fase. Por fim, seria formado um hexagonal com os melhores somando as duas fases, e os 6 piores em outra chave brigando para não cair.

Não gosto da fórmula proposta, e vou explicar meus motivos. Primeiro porque separa os grandes clubes, ou seja, nada de clássicos na 1ª fase, e os times do interior perdem por só ter jogos com grandes, em casa, apenas uma vez na fase inicial. Na 2ª fase corre o risco dos 3 grandes ficarem no mesmo grupo. Pior, se os 3 se classificarem em 1º do seu grupo não teremos clássico até o hexagonal final. Corremos o grande risco de nem ver alguns clássicos durante o campeonato.

Eu gosto da fórmula atual, todos contra todos, 1º e 2º turno, assim todos se enfrentam em casa e fora. Os vencedores de cada turno fazem a final. O que poderíamos acrescentar ao campeonato é a semi-final. Assim, os 2 primeiros de cada turno se enfrentariam em semi-final e final, daria chance a um time do interior de chegar à final e ainda teríamos grandes clássicos decisivos.

Espero que a FPF pense bem e que os clubes não cometam a bobagem de aceitar uma proposta de campeonato tão complexa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara, essa foi a maior "cagada" que eu já vi. A federação tá procurando o que fazer. Doido, manda esses puto irem organizar um campeonato de fuebol feminino e deixar o pernambucano em paz.

Anônimo disse...

Pra que dificultar? Duas divisões com 12 clubes cada uma com acesso e rebaixamento de duas equipes. E uma terceira divisão regionalizada para atrairmos mais clubes de cidades de porte médio. Essa terceirona ocorreria em cidades sede como Garanhuns, Caruaru, Petrolina, Recife, etc. Com rodadas duplas. Precisamos também respaldar a segundona que este ano contou com clubes organizados como Centro, Sete, Petrolina e Salgueiro e outros que não vale a pena comentar. AH! o regulamento seria o mesmo para 1ª e 2ª divisões, turno e returno com partidas decisivas entre os vencedores dos turnos. Gosto de sua idéia de semi-final. Um abraço. Ronaldo Cesar.