quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Copa do Mundo de 2014

Especial para o Blog do Torcedor

A Copa do Mundo não será aquele "milagre" que transformará o Brasil, em apenas sete anos, em um país de primeiro mundo. Mas, nesses anos que antecedem a copa, e depois dela, o crescimento brasileiro será muito acima da média. Tanto nos estádios, transportes e infra-estrutura quanto no incentivo ao turismo.

O mais importante é que os investimentos prometem ser mais privados do que públicos. As empresas vão começar a surgir para patrocinar nossa copa. Mas o interesse de investidores não atinge todas as cidades, eles se concentram nas que serão mais rentáveis como Rio, São Paulo e Belo Horizonte. Pode vir a acontecer o mesmo que ocorreu no Pan do Rio, muito dinheiro público gasto.

Para ter estádios capazes de receber a competição os organizadores prometem utilizar apenas recursos privados. Mas, já vemos que alguns estados não possuem essa capacidade, as novas arenas correm um grande risco de se tornarem "elefantes brancos", estádios sem clube, sem competição, sem utilidade e pertencendo ao Estado. Talvez o melhor seja mesmo um número menor de sedes, 8 ou 10 como quer a FIFA. Não vale a pena investir na construção de novos estádios que não tenham clubes na série A ou B.

O melhor para o país será mesmo o investimento do governo em infra-estrutura das cidades. Aeroportos, metrô, atrações turísticas, segurança. Seria bom se a cada 12 anos a Copa do Mundo voltasse para o Brasil, só assim para fazer nossos governantes trabalharem. Todos esses investimentos e reformas nos próximos sete anos não passam de obrigação do Estado, coisas que já deveriam ter sido feitas ou que merecem cuidados periódicos. Infelizmente é preciso um evento internacional para mudar nosso país.

No fim, o melhor será o legado deixado pela copa. As obras não serão destruídas, as novas linhas de metrô, a revitalização das atrações turísticas e os novos estádios ficarão para o povo das cidades. Para Pernambuco, a criação de novos empregos e o aumento do turismo é o melhor que podemos esperar.

A copa passa, mas os investimentos ficam. Foi assim em Portugal com a Euro 2004, em Barcelona para receber as Olimpíadas de 92, Pequim, Alemanha. Mesmo as grandes cidades agradecem até hoje a passagem da Copa ou das Olimpíadas.

O melhor de tudo é saber que, finalmente, a Copa do Mundo será realizada em casa. Somos o país do futebol, apaixonados e fanáticos, temos um grande público e teremos grandes estádios. A FIFA declarou que tanto na Africa em 2010 quanto no Brasil em 2014 haverá ingressos a preço popular, claro que não serão muitos, nem todos os jogos, mas já é alguma coisa. Assim que começarem a vender eu corro para garantir o meu ingresso, qualquer que seja o jogo. Depois da copa espero que nossos clubes e federações aprendam como organizar competições e valorizar o principal produto desse futebol, o grande astro, o excelentíssimo senhor torcedor.

Nenhum comentário: