terça-feira, 13 de novembro de 2007

Deputados discutem distribuição de cotas.

O deputado André de Paula (DEM-PE) é autor de uma proposta de emenda à constituição cujo intuito é oferecer condições para a criação de uma lei que trate do manuseio do dinheiro publico no futebol. Segundo os defensores do projeto, as verbas destinadas aos clubes deve ser considerada dinheiro público, e deve ser discutida de uma melhor forma.

Para entender a disparidade das verbas pagas pela TV, vejam que o Flamengo, integrante fundador do Clube dos 13 e clube de maior torcida do Brasil, recebeu R$ 28 milhões, enquanto o Nautico, recém-promovido à elite, recebeu apenas R$ 3 milhões. Essa disparidade absurda só prejudica o nosso futebol, favorece clubes já consagrados e impedem uma maior competitividade dentro do campeonato.

Já discuti essa distribuição de renda várias vezes, e continuo afirmando minha preferência por uma divisão igual entre todos os 20 clubes. Afinal, a TV paga pela transmissão do campeonato, e não só dos jogos de Flamengo ou Corinthians. É lógico que a maior transmissão de jogos do Corinthians faz com que o clube paulista receba mais de patrocinadores, nada mais justo. Injusto é a atual repartição das verbas, que só aumenta a desigualdade e prejudica a competitividade do Campeonato Brasileiro.

A Portuguesa também entrou na briga sobre o assunto ao criticar a divisão dos direitos do Campeonato Paulista (7 milhões para cada um dos quatro grandes - São Paulo, Santos, Palmeiras e Corinthians - e 1,3 milhão para cada um dos outros 16 participantes). Pelo visto, o problema ainda vai ser muito discutido, principalmente depois do racha que houve no Clube dos 13.
Informações do JC de 13 de novembro.


Mais sobre o assunto:
http://extracampo.blogspot.com/2007/10/ainda-sobre-as-verbas-da-tv.html

http://extracampo.blogspot.com/2007/10/dinheiro-ganha-jogo.html

Um comentário:

Anônimo disse...

é uma vergonha o favorecimento escancarado da imprensa para com os times do eixo rio são paulo,chega a ser vergonhoso.
A globo hj em seus programas perde minutos e minutos com times como corinthians (segunda divisão,escandalos,compra de titulos,torneios de verão enfiados garganta abaixo na FIFA forçando o reconhecimento,etc)
e o flamengo que vive basicamente de passado e torneios regionais.
A vergonha ainda é maior quando esquecem ou até fecham os olhos para os GRANDES times do sul como Atletico Paranaense,Grêmio e Intenacional times bem estruturados e com torcidas fervorosas,que só não são maiore devido a midia espalhar essas doenças paulistas no interior dos estados do sul.