quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Pelé quer o fim da barreira.

Em entrevista concedida na Inglaterra, o Rei Pelé fez dois pedidos à FIFA, o primeiro é a utilização do replay o segundo é o fim da barreira nas cobranças de falta. Utilizar as novas tecnologias sempre foi uma resistência da FIFA, mas, talvez um dia isso acabe, como todos esperamos.

Já com relação ao fim da barreira, o argumento do Rei tem sentido: Como atacante que fui, não entendo por que não proibiram a barreira ainda. Um atacante pega a bola no meio-campo e dribla um ou dois jogadores, mas é derrubado quando está perto do gol. Ou seja, após passar por todos, um jogador faz falta no adversário e todos voltam novamente a estar na sua frente - comenta.

A cobrança de falta é um dos lances mais bonitos do futebol, e a dificuldade que a barreira causa é um elemento que valoriza esses gols. Porém, a falta de gols na última Copa do Mundo pode levar a idéia a ser considerada. No futebol de areia a falta não possui barreira, o que gera muitos gols. Uma vez já foi testado, não lembro a categoria, o sistema de proibir a barreira depois de um número x de faltas. Talvez seja algo a se considerar para mudar o futebol.

Nenhum comentário: