quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Vou torcer pelo São Paulo.

especial para o Blog do Torcedor

Quero mesmo que o tricolor paulista consiga vencer o Campeonato Brasileiro de novo ano que vem, e mais uma vez em 2009, e mais dez vezes se for preciso. Quanto mais o São Paulo for campeão mais ele irá inspirar os outros clubes a seguirem seus passos.

O clube paulista é um exemplo para os demais, é o que possui a melhor gestão, a mais profissional, o que possui a melhor estrutura e o melhor planejamento. Se o título viesse devido a um dirigente “cartolão”, deputado, que manda e desmanda, vencendo no fracasso dos adversários, não seria exemplo para ninguém. Mas o São Paulo vence por merecimento, por estar anos-luz à frente de seus adversários.

O campeão brasileiro de 2007 não possui apenas o melhor time do país, possui a melhor administração. Enquanto a maioria dos clubes chora miséria e se desdobra para pagar os salários e saldar as dívidas, o campeão brasileiro lucra mais a cada ano. O São Paulo mostra o caminho a ser seguido pelos demais: Centro de treinamento de primeiro mundo, centro de recuperação de atletas, um grande estádio, sócios em dia, bons contratos e excelentes profissionais.

O campeonato nem acabou e o São Paulo já mostra seu profissionalismo, renovou o contrato com a Reebok (R$ 43 milhões - o dobro do primeiro contrato firmado em 2005), e a empresa vai inaugurar mais dez lojas temáticas em todo o país, além disso o clube ainda fechou acordo com uma grande livraria que se instalará no Morumbi. Até mesmo a Coca-Cola, uma das maiores empresas do mundo, já anunciou que pretende montar um bar temático no estádio.

Muitos não aceitam comparar os paulistas com os demais clubes brasileiros, mas devemos sim. O tricolor não ficou rico da noite para o dia, o que levou o São Paulo ao status de hoje foi a excelente administração, dirigentes profissionais, que vêem o futebol como um negócio bastante lucrativo ao invés de cartolas torcedores que pensam a curto prazo.

O Campeão Brasileiro, como todos os outros times, também teve suas dificuldades devido ao poderoso mercado europeu, também perdeu jogadores importantes durante o campeonato, mas foi aí que se superou. Enquanto todos praguejavam contra o mercado o São Paulo olhou para dentro, e achou na base a solução para seus problemas. Hernanes entrou no time e dominou o meio-campo que havia perdido Josué para o futebol alemão. O zagueiro Breno, aos 18 anos, é considerado uma das maiores revelações do campeonato.

O Campeonato Brasileiro de 2007 só teve dois destaques, o campeão São Paulo e o rebaixado América. No mais, os outros times parecem farinha do mesmo saco, as vagas para as competições internacionais e os times rebaixados só serão descobertos nas últimas partidas, um campeonato que chama atenção pelo equilíbrio da 2ª à 19ª posição.

Pelo visto, não foi o Brasil que avançou rumo à profissionalização, foi apenas o São Paulo que disparou na frente, e se continuar assim, será campeão por mais 10 anos até que outro ameace sua hegemonia. Pelo menos o exemplo está dado, e um belo exemplo, diga-se de passagem.

Nenhum comentário: