quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Violência: ignorância ou masoquismo?

Especial para o Blog dos Numeros
http://blogdosnumerospe.blogspot.com/

Depredar ônibus por si só já é uma atitude ignorante, mas danificar os veículos quando o time ganha, isso para mim é masoquismo. Do dicionário, masoquismo é o prazer que se sente com o próprio sofrimento. Ora, uma pessoa que destrói seus próprios bens, que depreda o ônibus que ele próprio usa, só pode ser mesmo um masoquista.

Os principais responsáveis são as torcidas do Santa Cruz e do Sport, a do Náutico se mantém exemplarmente comportada. Não podemos culpar apenas as torcidas organizadas, mas são as principais responsáveis por toda essa destruição. Só não dá para entender é o que eles ganham com isso, afinal, agem assim mesmo quando o time vence, e depois vão reclamar da falta de transporte em dias de jogo.

Estou sempre cobrando dos clubes uma atitude mais profissional e responsável, mais planejamento e mais inteligência dos dirigentes. Mas não podemos exigir apenas do clube, temos que cobrar da polícia e das autoridades judiciais. Mas, o pior é uma torcida como essa exigir qualquer coisa de seu clube. Se nem mesmo os torcedores sabem se comportar de forma civilizada, como podemos exigir alguma coisa?

Agora, todo mundo quer um estádio bonito, com cadeiras, banheiros, lanchonetes. É só ver os projetos para a Copa 2014 que os torcedores já sonham em ver seus times jogando em belíssimas arenas. Mas, e depois que a Copa do Mundo passar, vão quebrar tudo e voltar à estaca zero? É o meu medo, se o Estado não consegue proteger o património nem na vitória em jogo de uma só torcida, como vamos controlar os vândalos que frequentarão os arredores dos estádios, isso sem falar dos Hooligans que virão nos visitar.

Querem a receita do sucesso? Façamos como os ingleses: prevenção e punição. Está na hora de retirar os alambrados, rechear os estádios com seguranças e prender todos os que ameaçarem a paz, seja dentro ou fora do complexo desportivo. Os vândalos precisam ser banidos dos estádios, assim como fizeram os ingleses.

Precisamos de uma lei específica, que tipifique ações das torcidas e apresentem punições mais adequadas à situação, como a multa, o banimento e, apenas em casos extremos, a prisão. E isso precisa ser feito logo, se o Brasil esperar até perto da Copa não teremos tempo hábil para verificar os resultados das medidas que forem tomadas. Vamos acabar com os alambrados, tratando os torcedores de forma civilizada talvez possamos esperar atos mais dignos, tratando os torcedores como animais não podemos exigir nada além do que vemos hoje.

Para quem gosta de números: O UK Home Office (Ministério do Interior) publicou estatísticas sobre a violência nos estádios, que mostra a eficácia dos métodos e penas utilizadas pela legislação inglesa. Redução no número de prisões, aumento no número de banimentos e outras estatísticas que mostram a importância da erradicação da violência: o maior público nos estádios em 34 anos, 29.197.510, produzindo 1.263 prisões, uma média de 0,01%.

Vamos seguir os exemplos bem-sucedidos, como este da Inglaterra.
Os números da violência contra os ônibus do Recife você pode encontrar no Blog dos Numeros.


Nenhum comentário: