sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Maconha é doping?

Mais um atleta foi flagrado com a substância tetraidrocanabinol (THC), ou seja, maconha. Mas, se a droga não traz nenhum beneficio atlético, se nem mesmo foi utilizada no dia da partida, por que é considerada doping?

Todos os atletas que já foram flagrados pelo uso de maconha afirmam ter consumido em festas, com amigos, fora do horário de trabalho. Da mesma forma que muitos também fazem uso de álcool e tabaco, alguns são usuários também de maconha.

Teorias justificam esta substância como doping por ser uma droga proibida, e não por melhorar o rendimento atlético. O profissional do esporte, por ser um exemplo à sociedade, estaria proibido de consumir qualquer droga, até mesmo a maconha.

Sou contra esta teoria, não acho que maconha deva ser considerada doping. E se o objetivo é passar um bom exemplo e até evitar prejuízos futuros ao atleta, então o álcool deve ser proibido. Muito mais do que a maconha, o álcool prejudica o ser humano de várias formas, exemplos de jogadores alcoolatras são vários, e os depoimentos mostram sempre histórias tristes, assim foi Garrincha, o grande exemplo de atleta derrotado pelo vício.

Um comentário:

Anônimo disse...

Era isso que eu estava procurando...
Obrigado...