terça-feira, 6 de novembro de 2007

FIFA quer proibir "direitos econômicos".

A FIFA pretende incluir nas regras sobre as tranferências de atletas a proibição do clube em negociar o "direito econômico" dos jogadores. Isso pode impedir cenas lamentáveis como a do Thiago Neves.

Não será impedido os investimentos nos clubes, apenas regulará melhor a situação das transferências. Sou sempre favorável aos que querem investir no esporte, mas estamos à beira do caos com o sistema atual. O que mais me espanta é que muitos empresários de jogadores vêm lucrando barbaridades enquanto os clubes choram miséria com um pires na mão.

A cessão de direitos não deixará de existir, até porque é uma figura do Direito Civil, mais antiga que o próprio futebol. As novas regras dependerão de uma boa regulamentação para que seja clara e sem lacunas. Para mim, os clubes não devem deixar de negociar antecipadamente com investidores as verbas que receberão pela transferência de um atleta. O que deve ser mantido, e isso jamais pode ser cedido, é a legitimidade exclusiva do clube em negociar o atleta.

Não é a cessão de direitos que precisa acabar, e sim a função mercenária de empresários que só pensam no lucro. Cabe ao clube que possui contrato com o atleta negociá-lo com outro e não ao investidor, este ultimo possui apenas o direito de receber o retorno pelo seu investimento. Isso impediria a repetição do caso Thiago Neves, onde mais de um empresário negocia o atleta com mais de um clube, conseguiram até que o atleta assinasse dois contratos com times diferentes.

Mais sobre o caso Thiago neves:

http://extracampo.blogspot.com/2007/10/thiago-neves-vamos-encerrar-o-asunto.html

Nenhum comentário: