sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Thiago Neves X Fluminense X Palmeiras.

Segundo notícias, o atleta teria firmado um contrato com o Palmeiras há dois meses, antes mesmo de renovar com o fluminense. O atleta diz que foi mau orientado e que foi passado a ele um desinteresse do Fluminense.

A LA Sports, empresa que possui 32% dos direitos econômicos do atleta foi a intermediária da negociação. A empresa afirma que o contrato firmado entre o jogador e o fluminense é temerário, e que o Palmeiras teria antecipado 400 mil reais para o atleta.

Só para esclarecer, "direitos econômicos" não se confundem com "direitos federativos", esse último é o vínculo entre o clube e o atleta através de um contrato de trabalho. "Direitos econômicos" derivam de um acordo entre um investidor e o clube ou o atleta. A LA Sports adquiriu seus 32% que serão devidos na verba paga pelo clube contratante. Ou seja, se o Palmeiras pagar 1 milhão para ter Thiago Neves, a empresa terá direito a 320 mil reais.

Não quero ser injusto, nem quero acusar ninguém de ser desonesto, mas o que acontece é que os empresários e investidores só recebem algo quando há transferência, a renovação com o Fluminense não gera nenhum ganho para a empresa que possui "direitos econômicos" do atleta.

Além do caso de Thiago Neves, existem muitos outros espalhados por aí. Algo que vêm se tornando comum no Brasil é a assinatura de contratos curtos, de apenas 1 ano, e isso faz com que o atleta se transfira constantemente, e o empresário recebe aí, na assinatura de um novo contrato. Então, quem impulsiona a roda comercial do futebol brasileiro?

Esse tipo de prática está se popularizando no Brasil e precisa ser regulada, ou proibida ou simplesmente controlada.

Um comentário:

Tasso disse...

Quem quiser entender como o Paraná perdeu os direitos sobre o atleta, e de onde vem os direitos das empresas LA Sports e Systema, leia as reportagens do globoesporte.com.

http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Parana/0,,MUL158809-4408,00.html

http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Parana/0,,MUL159273-4408,00.html