segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Manchester United e a crise mundial.

Acesse www.extracampo.com

A recente crise econômica mundial pode chegar a atingir um dos clubes mais ricos do mundo. O Manchester Untd. tem o maior patrocínio do futebol mundial em sua camisa. Mas, este é o pivô da polêmica, o patrocinador é a AIG, seguradora que recorreu ao banco central americano para se salvar. Apesar do clube declarar que não está preocupado e que a crise não deve atingir a parceria, no mundo de hoje ninguém está seguro.


Fato é que a AIG terá agora que rever seus contratos, principalmente nos gastos, e isto pode afetar sim o patrocínio ao clube inglês. Mesmo que nada se altere neste ano, ninguém pode garantir os americanos na camisa do Manchester nas próximas temporadas. Mas, o atual campeão inglês e europeu não deve se preocupar tanto com o patrocinador, afinal, a camisa do Manchester pode atrair qualquer empresa mundial.

Mas, a "crise" do Manchester, que não está em crise de verdade, não para na AIG, tem a ver com seu novo dono, o americano Malcolm Glazer. Para conseguir comprar o clube e fechar o capital, o americano precisou de 1 bilhão de libras. Agora, o Manchester paga os juros do empréstimo contraído por seu dono para adquirí-lo. E mesmo com o aumento das receitas do clube, as despesas cresceram e o clube pode ficar no negativo em breve.
Não deixem de Ler a excelente matéria sobre as finanças do Manchester no Blog Futebol & Negócio. Clique aqui.

Nenhum comentário: