quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Valois também discute as cotas de TV.

O presidente do Clube Náutico Capibaribe declarou que não aceita a cota de 3,4 milhões de reais paga pelo Clube dos 13. Ele quer um acordo de 8 milhões e ameaça proibir a transmissão dos jogos do Náutico.

Segundo Valois: "Isso é cota para clube que sobe para a Série A e vai voltar para Série B no ano seguinte. Não vamos aceitar essa cota. Se for o caso, vamos discutir com a TV Globo. Afinal, o Clube dos 13 não me representa. Só me chama para assinar contrato".

Quem acompanha o blog conhece a minha posição quanto a este assunto. Sou a favor de uma divisão igual para todos os clubes, não concordo com os critérios atuais nem com a representação feita pelo C13. A disparidade do sistema atual é tanta que o Corinthians recebeu mais de 3 vezes o que recebeu o Nautico do C13 em 2007.

O pior é que o Corinthians, mesmo disputando a série "B" de 2008, receberá metade do recebido este ano, um valor ainda maior do que vários clubes recebem na primeira divisão. Isso tudo porque o C13, responsável pelas negociações e distribuições privilegia seus membros em detrimento dos outros clubes participantes.

Mas, com o racha da entidade e os novos interessados em comprar o campeonato, a discussão dos direitos televisivos será bem mais acirrada este ano. O insurgimento do Náutico deve ser seguido por outros clubes a fim de revolucionar o sistema. O debate está lançado, e o atual sistema, tão injusto e desigual, não deve perdurar por muito tempo.

A má distribuição de renda é um problema que assola o país e o Campeonato Brasileiro. Sei que não podemos resolver todos os males do mundo, mas bem que poderíamos começar pelo futebol.

Nenhum comentário: