quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Artigo esquecido: Série "C" é o inferno?

Esse artigo foi publicado no Blog do Torcedor em 22/11/2007. Normalmente eu publico aqui no Blog os artigos que envio para Marcelo Cavalcante, por algum motivo esqueci este. Então, aí vai:
___________

Cair para a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro foi o pior capítulo da história tricolor até hoje. Mas, todos se perguntam, quais são, realmente, os prejuízos que o clube sofre. Disputar a Terceira Divisão é mesmo o fim do mundo?

A resposta é mais sim do que não. Disputar a Série "C" é um enorme prejuízo para um clube tão grande quanto o Santa Cruz, além das verbas que a CBF deixará de pagar aos clubes, há ainda os direitos televisivos (já que a Série "C" não é transmitida) e verbas pagas pelos patrocinadores. Disputar a Terceira Divisão gera uma brusca queda nas receitas do clube. E o Santa Cruz não é famoso por ter um balanço financeiro positivo.

Sem a TV, jogando contra times de menor expressão, o clube deixa de ganhar mais do que os direitos de transmissão, perde nas placas de publicidade, no patrocínio da camisa, no preço dos ingressos, e quase todas as receitas sofrerão uma sensível diminuição. Se o Santa já tinha dificuldades para pagar as suas contas, essas dificuldades vão aumentar ainda mais.

A torcida coral será uma grande aliada nessa missão de ajudar o clube a sair dessa. Alguns clubes como o Vitória e o Bahia podem servir como inspiração, lotando o estádio e pressionando o clube a subir. Este ano, apesar de todo apoio da torcida, a queda foi inevitável, por isso, o planejamento para a temporada 2008 tem que ser o melhor da história tricolor.

O Santa Cruz precisa de uma revolução, da política ao campo e, principalmente, na organização do clube. A ideia de transformar o clube em empresa é louvável, mas o momento não parece ser o melhor, afinal, as ações do clube não devem estar valendo muito nesse instante. Não acredito que um investidor queira ingressar nesse barco furado. O que o Santa Cruz precisa é de uma gestão profissional, chega de torcedor-presidente.

Mais importante que sair da série "C" é nunca mais voltar para lá. O Santa não precisa de um milagre, precisa de uma evolução. Mesmo que não consiga sair na primeira tentativa, o planejamento tem que ir além do simples acesso à próxima divisão. Afinal, a cobra coral merece muito mais.

Nenhum comentário: