domingo, 16 de dezembro de 2007

Aviso aos navegantes.

Alguns conselhos ao atleta que pensa em sair do Brasil. Existem diferenças significativas entre as regiões, a adaptação pode ser mais fácil ou dificil, mas a saudade de casa é uma inimiga constante onde quer que vá.

Nos países de cultura Árabe os contratos são mais curtos e bastante lucrativos, é bom pra quem pensa em fazer caixa e voltar para casa. Porém, a cultura e a visibilidade podem ser um empecilho. Não é uma boa ideia para quem pensa em atuar pela seleção, principalmente os mais jovens que podem não ter a maturidade necessária para o desafio.

No leste europeu, Ucrânia, Rússia ou Turquia, por exemplo, os contratos são mais longos e devem ser cumpridos integralmente. Eles dão valor e cumprem suas obrigações. Apesar de estarem na Europa, a visibilidade não é das melhores e a cultura também não ajuda, assim como a língua. Se você for um aventureiro que só quer ganhar uma grana e voltar, desista, os contratos duram entre 3 e 4 anos e você, dificilmente, conseguirá sair antes disso. O frio também não ajuda nada.

Os países da Europa ocidental são mais reconhecidos, há mais brasileiros e uma adaptação mais fácil dependendo da língua. Portugal e Espanha são os melhores pólos para o brasileiro, mas o futebol alemão tem muita visibilidade, e os alemães admiram muito o nosso futebol. Qualquer dos grandes centros, em grandes ou pequenos clubes, são oportunidades imperdíveis para o atleta.

Se você tem muitas propostas e não consegue se decidir, ligue para um colega de profissão que já tenha experiência internacional. No mais, boa sorte e boa viagem.

Um comentário:

Eduardo Alves disse...

Bizantino, parabéns pelo comentário e pela participação no forum. Botou pra F....