quinta-feira, 1 de maio de 2008

Sistema 6+5 de Blatter.

O Presidente da FIFA, Joseph Blatter, voltou a defender uma restrição a jogadores estrangeiros na Europa. Ele deve apresentar a proposta no congresso da FIFA, que será realizado em 29 e 30 de maio em Sydney. A idéia do presidente é que os clubes alinhem com um mínimo de 6 jogadores nacionais e um máximo de cinco estrangeiros.

Blatter alega que os clubes têm perdiddo a identidade nacional e a identificação com seus torcedores, cita principalmente os clubes ingleses. Mas, se falta identificação, porque a média de público é cada vez maior? O Manchester Untd. tem uma média de 73 mil torcedores por jogo.

Mas, aí vem a questão: os ingleses aceitariam tal proposta? A Liga dos Campeões será decidida por dois clubes ingleses, Manchester Untd. e Chelsea, que têm vários estrangeiros, inclusive brasileiros, no elenco. Enquanto isso, a seleção inglesa não conseguiu se classificar e está fora da Euro Copa de 2008. Então, será que os clubes ingleses teriam tanto sucesso se fossem obrigados a atuar com 6 jogadores nacionais?

Os clubes ingleses são os mais ricos do mundo, e investem pesado nos times de futebol, contratando os maiores jogadores do planeta. Uma medida restritiva da FIFA engessaria até mesmo este investimento, prejudicando muito o desempenho dos clubes nas competições europeias. Então, fica dificil acreditar que esta medida sugerida por Blatter venha a se concretizar.

Sobre a contribuição dos estrangeiros ao futebol inglês, leiam:
http://extracampo.blogspot.com/2008/03/futebol-ingls-ou-espanhol-qual-o-melhor.html

Enquanto isso, Zico pede mudanças na lei turca para ter mais estrangeiros no Fenerbaçhe.
http://extracampo.blogspot.com/2008/04/zico-pede-mudana-na-lei-para-ter-mais.html

Vejam o vídeo da vitória do Chelsea sobre o Liverpool, um show do futebol mundial na Inglaterra. 3 a 2, com gols do marfinense Didier Drogba, do espanhol Fernando Torres, do inglês Frank Lampard e do holandês Ryan Babel.

Nenhum comentário: