quarta-feira, 9 de abril de 2008

Zico pede mudança na lei para ter mais estrangeiros.

O técnico brasileiro, Zico, foi derrotado ontem nas quartas-de-final da Liga dos Campeões da Europa pelo Chelsea, da Inglaterra. O técnico destacou as quatro equipes inglesas como verdadeiras "seleções", já que Manchester, Chelsea, Arsenal e Liverpool, têm mais estrangeiros que ingleses no time. Ainda ontem, na partida entre Liverpool e Arsenal, vencida pelo primeiro, havia apenas 3 ingleses em campo, todos na equipe do Liverpool.

Na Turquia, seis jogadores estrangeiros, no máximo, podem ser colocados em campo ao mesmo tempo, e mais dois estrangeiros podem ficar no banco de reservas. Junto de Roberto Carlos, o Fenerbahce conta ainda com os brasileiros Alex, Deivid e Edu além do uruguaio Diego Lugano, do chileno Claudio Maldonado, do ganense Stephen Appiah e do sérvio Mateja Kezman. No clube, vários outros jogadores de origem estrangeira possuem nacionalidade turca, como Mehmet Aurelio, que nasceu no Brasil.

A limitação aos estrangeiros visa melhorar a qualidade da seleção nacional turca. A idéia é que, obrigando os times a usar jogadores nacionais, estimule a formação de atletas. Mas, os clubes que buscam títulos mais expressivos, como os campeonatos continentais, são prejudicados por esta restrição.

Considerando as aspirações da equipe turca de estar entre as melhores da Europa nos próximos anos, Zico considera fundamental uma mudança na política de estrangeiros para que esse objetivo seja atingido. Afinal, o Fenerbaçhe tem condições financeiras para contratar grandes craques, mas a regra imposta engessa esses investimentos. Agora, apesar de ter um bom time titular, o Fener sofre com a fragilidade de seus reservas.

Vejam o vídeo de Zico após a partida, no globoesporte.com:

Nenhum comentário: