segunda-feira, 24 de março de 2008

Futebol inglês ou espanhol, qual o melhor?


O diário Marca, da Espanha, faz uma análise interessante sobre o futebol inglês em comparação com o espanhol. A idéia é tentar entender porque os times ingleses e a liga inglesa têm feito mais sucesso que os espanhóis. Primeiro, o valor do futebol inglês, o campeonato mais rentável do mundo, depois o sucesso dos clubes ingleses, com quatro times nas quartas-de-final da Liga dos Campeões.

Alguns fatores são favoráveis ao campeonato espanhol, como uma maior média de gols por jogo e o fato de haver 3 jogadores espanhóis entre os artilheiros do campeonato. Enquanto isso, na Inglaterra, entre os 10 maiores marcadores, nenhum é inglês. Mas, essa mistura foi o que mais contribuiu para o avanço do futebol inglês, que deixou a velha fórmula da bola alçada na área e hoje joga com mais velocidade, habilidade e, principalmente, conjunto.

A maior diferença entre Inglaterra e Espanha está na forma de jogar. Os ingleses têm um futebol de mais conjunto, toque de bola e trabalho em equipe, enquanto os espanhóis dependem muito mais de habilidades individuais como Robinho no Real Madrid ou Lionel Messi no Barcelona. Para tanto deve se destacar o trabalho extracampo, como a manutenção de técnicos e jogadores por um longo prazo, vide Alex fergusson e Arsene Wenger.

O Marca compara, por fim, um atleta que hoje atua pelo Barcelona e há pouco estava no Arsenal, Thierry Henry. "Lá Henry era um jogador fora de série que dava um plus a uma equipe equilibrada. E aqui se converteu em uma estrela a mais de um conjunto que não é equipe, e sim um acumulo de figuras".

Nenhum comentário: