segunda-feira, 12 de maio de 2008

Globo compra o Brasileirão, mas sem os grandes.

A Rede Globo fechou contrato com o Clube dos 13 para transmitir os campeonatos de 2009 a 2011. Mas, apesar de pagar R$660 milhões (R$220 milhões por ano), três clubes não estão incluídos no pacote: o Flamengo, o Corinthians e o São Paulo. Os clubes de maior torcida e audiência do país não concordaram com os termos do acordo e culpam o C13 de não representar seus interesses.

Uma das maiores críticas dos clubes é o fato da Internet ter sido incluída no pacote da TV aberta. A outra reclamação é quanto à receita excedente, no caso de revenda. O "trio-de-ferro" tira a responsabilidade dos compradores e criticam a má representação do C13, que segundo eles, atropelou as negociações e não deu importância para suas reivindicações.

Marcelo Portugal Gouvêa, diretor de planejamento do São Paulo, em entrevista à Máquina do Esporte, ironiza a compra dos direitos e duvida que os patrocinadores continuem pagando mesmo sem esses clubes.

No fim, quem mais perde com essa briga é a própria Globo, que, por enquanto, não transmitirá os jogos desses gigantes. Mas, a interferência do C13 nessas negociações já anunciava uma crise. Em outros posts eu já havia comentado a representação do C13 e a provável queda deste "clube". Hoje eu vejo muito mais claramente que a fórmula atual já não se suporta e que o Clube dos 13 em breve perderá esta prerrogativa de negociar os direitos em nome dos clubes, mesmo os que não são seus membros.

Nenhum comentário: