domingo, 11 de maio de 2008

É proibido beber nos estádios.

Esse tema divide opiniões. Confesso que já mudei a minha algumas vezes, e diante de tantos argumentos contra ou a favor, está cada vez mais dificil descer do muro. Portanto, não vou fazer nenhuma conclusão neste artigo, vou apenas apresentar argumentos dos dois lados, cada um que forme sua própria opinião.

Proibir é um absurdo, é uma violação aos direitos individuais e à liberdade pessoal. E ainda é uma punição a pessoas honestas, que nunca deram razão a estas medidas. No fim, a gente sabe que os maiores causadores da violência não são os torcedores comuns, são as torcidas organizadas. E o que move essas torcidas a cometer atos de vandalismo não é o álcool, mas o sentimento de poder ao estar em bando.

Mas, a gente também sabe do que um ser humano comum é capaz após beber alguns copos. E os estádios, por vezes chamados de caldeirão, juntam ingredientes perigosos, como a paixão, a emoção, a euforia e a rivalidade, misturado com um pouco de álcool cria-se uma bomba de ódio e violência. Quem já viu sabe como é.

E os clubes, como ficam nisso? Imaginem o prejuízo que terão. Na realidade atual do nosso futebol, sofrendo para competir contra os milionários do sul do país, tirar uma fonte de renda como esta é algo criminoso. Estão punindo a pessoa errada. Enquanto isso, os arruaceiros que quebram ônibus e promovem o terror andam livres e uniformizados.

Segundo a polícia, 80% dos registros são confusões por uso de álcool e outras drogas. Além do mais, esta proibição já existe na Europa e em outros estados brasileiros, sem citar que na Copa do Mundo é terminantemente proibida a venda de bebidas alcoólicas. Se esta ação ajudar a acabar com a violência então os clubes terão mais ainda a ganhar, já que sabemos ser este o principal fator que afasta os torcedores dos estádios.

E você, diante destes e tantos outros argumentos, já formou sua opinião?

Um comentário:

Elisa Almeida disse...

A princípio também fiquei em cima do muro... mas no fim, pensando bem, e tendo por base as experiências aqui na Europa, acho que proibir poderia sim ser um fator de diminuição da violência nos estádios (apesar de que primeiro era importante dar educação pro nosso povo, né...)

OBS: Ê saudade.... AMEI a fotinho!!!